Seja bem vindo ao forum SKBR! Você está vendo o board off-line. Para poder comentar ou criar tópicos, faça o Log-in em sua conta.

Caso ainda não tenha, Registre-se agora mesmo!.
É rápido e você só precisará criar a conta uma vez para poder aproveitar tudo o que nosso fórum tem para oferecer.

Divirta-se!!

Username:   Password:
Add Reply
Desenho da Sessão 240 - O Inferno é só questão de costume; Mangá 55 - Desenho saindo do forno!
Topic Started: May 17 2009, 02:45 PM (1,254 Views)
guilhermestudante
Member Avatar
"We can watch it from the clouds, we can't stop it anyhow, it's no ours..."

Galera, desenho estilo pão para todos nós!
kkkkkkkkk É isso mesmo, estilo pão: saindo do forno!
/yoh6

Fiz ontem, e demorou o dia todo, porque tive que sair duas vezes ainda!
No caso, o desenho foi interrompido duas vezes...! ^^

/thehero Mas eu insisti, e à meia-noite de hoje, consegui finalizá-lo!
Ainda, digitalizei 3 fases do desenho para mostrar à vocês, e dar uma ajudinha a quem quer dar uma melhorada no estilo.

Esse foi o primeiro fanart que fiz, onde esboçei o círculo inicial da cabeça e as linhas guia para dar referência aos elementos da face.

Então aí vai:

Essa foi a primeira fase das 3, onde fiz apenas a cabeça, e ainda sim, com algumas referências.
As linhas guias ainda permanencem, e os "X" definem a área que será pintada de preto. assim, fica melhor para fazer a arte final de uma vez só.
Posted Image

Das 3 imagens, essa a seguir representa a segunda imagem [ou fase (se bem que não são exatamente fases, mas aqui, poderemos chamar asim, só a título de referência, OK?)]

Bem, nesta imagem aqui, a estrutura do desenho está finalizada. Daí, é só fazer a arte final.
Para os que não sabem, a arte final caracteriza a finalização do desenho, com o uso de instrumentos especiais e específicos para dar aquele toque de "pronto! Acabei!". Por exemplo, todo desenho de mangá leva arte final.

Nesta fase, ainda existem as linhas guia do rosto, que não apaguei ainda, e as grandes partes a serem pintadas de preto, ainda cont~em um "X".
Posted Image

Ah, antes de ir à próxima imagem, gostaria de lembrar que desenho com lápis graffite 0,7, mas existem outros vários intrumentos para fazer o desenho.

Além disso, sempre uso uma ponta 0,7 HB.
Essa foi a primeira vez que usei a HB para o esboço, e uma ponta 0,7 2B para a arte final.

As pontas com terminação "H" são as mais duras e com traço mais claro, pois possuem mais argila que graffite em sua composição.
As pontas com terminação "B" são as mais macias e com traço mais escuro, pois possuem mais graffite que argila na composição.

Ainda não consegui achar uma ponta 0,7 H na minha vida.
No dia em que achar, vou comprar unidades e mais unidades... /*o*//
A ponta H é a ideal para esboços, e a 2 ou 3B, se não me engano, a ideal para arte final. Aliás, nem sei se existe ponta 3B...

Enfim, este é o desenho!
Posted Image

E é bom lembrar que após finalizar o desenho, é legal pelo menos, colocar sua assinatura, a data, e no caso de um desenho referente a alguma página o mangá, como o meu, colocar uma referência.

Assim, uma pessoa que vê-lo saberá que fez o desenho, quando, e de onde ele foi tirado.
No caso da falta de referência, é legal pelo menos colocar o nome do personagem, ou algo do tipo.

Mas tudo isso, só se você desejar, é claro! /joiabrow

Lembre-se também que, ao desenhar, você pode tomar referências do próprio desenho que está fazendo, usando como base, um plano cartesiano imaginário.

Por exemplo, perceba que se traçarmos uma linha reta seguindo para a direita, partindo do lóbulo da orelha de Yoh (aquela carnezinha onde algumas pessoas põem brinco), via dar justo no início de uma parte saliente do headphone (conte esse início de baixo para cima) dele que contém algumas linhas.

E ainda, se perceber mais, vai ver que a lateral direita dessa saliência do headphone é corresepondente à ponta da gola da camisa deste mesmo lado. Vê-se isso se traçar uma linha imaginária dessa parte do headphone, seguindo para baixo.

Outros sistemas de referência e definição de tamanho podem ser a medida por dedo, usando qualquer um deles, como o mindinho para partes pequenas e o polegar para partes grandes, ou outros dedos da mão.
Ps.: só não tente utilizar os dedos dos pés, por favor! --" xD

Bem galera, acho que isso é tudo o que eu tinha para falar.
Caso tenha me esquecido de algo, volto a fazer um post explicativo.

Então.... E aí? /joiabrow O que acham?
Edited by guilhermestudante, Jul 7 2009, 10:35 PM.
Offline Profile Quote Post Goto Top

Kitsuneplz
Member Avatar
G27? q

OMG, FICOU MUITO BOM, AMEI! *__*
O seu estilo é muito bom, cara xD

Só que daqui a pouco vuo sair, então, li meio rápido =P
Depois lepoi com calma ^-^
Depois faz mais? *____*
Depois...que dá trabalho o/
Online Profile Quote Post Goto Top

guilhermestudante
Member Avatar

Poxa, valeu!

Hahahaha depois eu posso fazer mais, sim! É só chegar a vontade e um pouco de inspiração...! ^^

Felipe Asakura
Member Avatar
Eu sou metal, eu sou o ouro em seu brasão

Wow, cara! Seu traço é lindo!!!!

Me ensina a desenhar assim? /sei

Kami_Kaze
Member Avatar
Braço longo da LEI

Não li tudo, tenho que fazer algumas coisas >.>

Mas tipo... Isso ai foi uma foto? o.õ
Alguns traços tão com reflexo

E você devia usar um lápis 6/7B pra pintar de preto, parece que você usou um 3/4B
Ou usar tinta mesmo. Não precisa ser com pincel, uma caneta mais expecializada era boa também
Eu uso canetas 0,5 1,0 e BR (brush) da marca Pigma, que é japonesa e eu tive a sorte de achar

guilhermestudante
Member Avatar

Felipe Asakura
May 17 2009, 04:01 PM
Wow, cara! Seu traço é lindo!!!!

Me ensina a desenhar assim? /sei
/joiabrow Valeu, Felipe!
xD pra desenhar só basta vontade.... dedicação... muita dedicação... e determinação pra caramba também.

Além do mais, é algo que vai se aperfeiçoando com o tempo.... ^^

Ah, e só te ensino a desenhar se você comprar todos os kanzenbans pra mim e traduzí-los à mão para PT.
kkkkkkkkkkkkkkkkk Brincadeira... :P /joiabrow

Quote:

Não li tudo, tenho que fazer algumas coisas >.>

Mas tipo... Isso ai foi uma foto? o.õ
Alguns traços tão com reflexo

E você devia usar um lápis 6/7B pra pintar de preto, parece que você usou um 3/4B
Ou usar tinta mesmo. Não precisa ser com pincel, uma caneta mais expecializada era boa também
Eu uso canetas 0,5 1,0 e BR (brush) da marca Pigma, que é japonesa e eu tive a sorte de achar

Valeu pela dica, mas não vou tão fundo assim na arte final.
Uso meu graffite mesmo, nem de lápis gosto muito... ^^
E por enquanto, não quero chegar a usar uma caneta nanquim, um bico de pena, ou pincel para a arte final, pois é bem profissional.

Tenho os dois primeiros volumes de uma revista "Aprenda a Desenhar Mangá" da Editora Escala, e é por elas que quero aperfeiçoar meu desenho, quem sabe até, criar um personagem, e daí, um mangá mesmo. /*2*

guilhermestudante
Member Avatar

Ah, e ja ia me esquecendo...
Não é uma foto não... ^^
Acho que o possível brilho que você viu se dá pela questão de possivelmente ter acontecido alguma dobra do papel durante a digitalização.
Ali, perto da minha assinatura, tem duas áreas mais claras no sombreamento, e acho que foi na digitalização, pois no meu desenho, aquilo não consta... ^^

Hao Asakura
Member Avatar
HaoAnna lover
Gui-nii, o desenho ficou muito bom! Eu achei poucos defeitos, como o tamanho do queixo que eu achei um pouquinho exagerado e o rosto um pouco estreito, mas tirando isso, eu achei muito bem feito, principalmente na arte final.

Sobre usar caneta nanquim, é só uma questão de prática, nem é tão difícil assim, apesar de dar um pouco de medo. Não é algo profissional, basta você arte finalizar a lápis (ou lapiseira) e depois usar a caneta pra passar por cima. Eu faço assim e gosto bastante.

Quanto à parte de grafite, eu prefiro usar lapis evolution pras partes claras, mas confesso que não curto o 6B e uso grafite 0.5 pro cabelo quando vou sombrear.

Eu tenho grafites 0.5 H. Eu tinha 0.7 também, mas acabei acostumando a usar lapiseira 0.5 depois de passar pelo curso de desenho e confesso que prefiro mais.

O desenho em si ficou muito bom e a explicação muito bem elaborada. Os leigos que não sabem desenhar podem se embasar por ela desde que tenham um pouco de teoria formada. Eu que já desenho compreendi bem o que você quis dizer e a verdade é que meu deu vontade de desenhar agora. Vou arte finalizar um desenho em A3 que to fazendo pra expôr no AF.

Beijos e parabéns pelo ótimo trabalho! Espero ver mais arts seus aqui.

Kami_Kaze
Member Avatar
Braço longo da LEI

As canetas que eu mencionei não são nankin. São de outro tipo de tinta, descartáveis

Eu particularmente detestei canetas naknin e bicos de pena. Prefiro usar o nankin com pincéis mesmo

Lápis eu geralmente uso da Koh-I-Nor, e recomendo. Desenho os esboços em HB geralmente, defino com 2B ou 3B e finalizo com o 6B onde deve ser preto. Sombras eu uso 4B ou 3B mesmo

guilhermestudante
Member Avatar

Quote:

Gui-nii, o desenho ficou muito bom! Eu achei poucos defeitos, como o tamanho do queixo que eu achei um pouquinho exagerado e o rosto um pouco estreito, mas tirando isso, eu achei muito bem feito, principalmente na arte final.

/QQQ! Defeitos?
/crazy Ah nããããããããaaaaaaaooooooooooooo!!!!!

/_._' Por que?... Por que?...

xD Brincadeira, mas mesmo assim, vou procurar essa pág do mangá na net para compararmos.
Com certeza deve ter na net!
Se não tiver, digitalizo do meu próprio mangá! /yoh5

Por falar nisso, vou procurar fazer mais uma comparação do meu desenho com o mangá pra ver se não tem nenhum erro mesmo...

Erros tem, é claro, como algumas pequenas distâncias entre alguns pontos do desenho, mas nem são muuuuuuuuuuuito perceptíveis...

Quote:

Sobre usar caneta nanquim, é só uma questão de prática, nem é tão difícil assim, apesar de dar um pouco de medo. Não é algo profissional, basta você arte finalizar a lápis (ou lapiseira) e depois usar a caneta pra passar por cima. Eu faço assim e gosto bastante.

Quanto à parte de grafite, eu prefiro usar lapis evolution pras partes claras, mas confesso que não curto o 6B e uso grafite 0.5 pro cabelo quando vou sombrear.

Eu tenho grafites 0.5 H. Eu tinha 0.7 também, mas acabei acostumando a usar lapiseira 0.5 depois de passar pelo curso de desenho e confesso que prefiro mais.

É bom estarmos trocando idéias sobre desenhos e arte final.
Legal os mateias que você usa! :D

Quote:

O desenho em si ficou muito bom e a explicação muito bem elaborada. Os leigos que não sabem desenhar podem se embasar por ela desde que tenham um pouco de teoria formada. Eu que já desenho compreendi bem o que você quis dizer e a verdade é que meu deu vontade de desenhar agora. Vou arte finalizar um desenho em A3 que to fazendo pra expôr no AF.

Beijos e parabéns pelo ótimo trabalho! Espero ver mais arts seus aqui.

Ah valeu! E sobre a explicação, foi já planejada enquanto eu desenhava... Desenhando e pensando na explicação... ^^
Imaginei que iria ajudar muitos com isso... Espero que tenha a finalidade cumptida! .herói

Quote:

As canetas que eu mencionei não são nankin. São de outro tipo de tinta, descartáveis

Eu particularmente detestei canetas naknin e bicos de pena. Prefiro usar o nankin com pincéis mesmo

Lápis eu geralmente uso da Koh-I-Nor, e recomendo. Desenho os esboços em HB geralmente, defino com 2B ou 3B e finalizo com o 6B onde deve ser preto. Sombras eu uso 4B ou 3B mesmo

Hum... Mas me parecue que existem nanquins descartavéis também... ^^

1 user reading this topic (1 Guest and 0 Anonymous)
Go to Next Page
« Previous Topic · Fanarts · Next Topic »
Add Reply